Dataprev – solidariedade entre trabalhadores deve ter mão dupla

 

Os trabalhadores e trabalhadoras do Rio de Janeiro e outros estados que não foram prejudicados quando do fechamento das regionais da Dataprev não vacilaram: diante da situação difícil de seus colegas que estavam com os empregos ameaçados, fizeram uma greve histórica que teve como resultado a manutenção dos postos de trabalho. Este gesto de solidariedade […]


Publicado por em 02/10/2024.

Os trabalhadores e trabalhadoras do Rio de Janeiro e outros estados que não foram prejudicados quando do fechamento das regionais da Dataprev não vacilaram: diante da situação difícil de seus colegas que estavam com os empregos ameaçados, fizeram uma greve histórica que teve como resultado a manutenção dos postos de trabalho.

Este gesto de solidariedade e consciência de classe, no entanto, não teve reciprocidade de lá para cá, o que é de lamentar e criticar com ênfase.

A diretoria do Sindpd-RJ defendeu com unhas e dentes, no Comando Nacional, a decisão da categoria do Rio de Janeiro, que aprovou a proposta de distribuição da PLR 2024, com o compromisso das representações lutarem politicamente pela inclusão dos trabalhadores e trabalhadoras cedidos a outros órgãos.

Infelizmente, alguns representantes de regionais esqueceram o histórico de lutas do(a)s trabalhadores(as) do Rio de Janeiro em favor de seus companheiros dessas regionais, e levaram às suas bases, nas assembleias, indicativo de negar a proposta da PLR, alegando que a mesma só deveria ser aceita se incluísse desde já os trabalhadore(a)s cedidos.

O resultado dessa postura rígida e nada solidária, é que estados com pouquíssimos trabalhadores e trabalhadoras aprovaram a rejeição da distribuição da PLR 2024, prejudicando aqueles que um dia se sacrificaram para defendê-los.

Esse tipo de atitude apenas desgasta a opinião da categoria quanto ao princípio da unicidade sindical, e em nada agrega para a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras em futuras situações em que essa minoria venha a precisar da solidariedade dos colegas de trabalho.

Agora resta aguardar a Fenadados entrar com a mediação junto ao TST, tanto para a PLR 2024 como para o ACT 2024/2025.

Confira abaixo os estados que aprovaram e os que rejeitaram a proposta de PLR, em assembleias realizadas até as 18 horas do dia 30 de setembro:

Aprovou PLR e ACT: DF

✔️Aprovou a PLR e não o ACT: CE; PB; RJ; RN; e SC

❌Não aprovou ACT nem PLR: ES; GO; MA; MG; PE; RS; PI; SE; SP; AP; e BA